Comeleufsc divulga relatório final sobre consulta informal para Reitoria da UFSC

A Comissão Eleitoral Representativa das Entidades da Universidade Federal de Santa Catarina (Comeleufsc) divulga à comunidade acadêmica o relatório final sobre a consulta informal para Reitoria da UFSC. O documento tem como objetivo prestar contas sobre o cumprimento das tarefas delegadas à comissão — organizar, coordenar e fiscalizar o processo de consulta pública. O relatório pode ser acessado na página documentos deste site ou clicando aqui.

Relembre as etapas da consulta informal

O processo para a consulta informal iniciou em novembro de 2021, com a constituição da Comeleufsc, composta por representantes da Apufsc-Sindical, Sintufsc, DCE e APG. Em 17 fevereiro de 2022, foi divulgada a Resolução nº 001/COMELEUFSC/2022 que regeu o pleito, dispondo as normas gerais para sua realização.

Nos dias seguintes, entre 18 e 22 de fevereiro, aconteceram as inscrições das chapas: UFSC VIVA, com Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto para reitora e Rodrigo Otávio Moretti Pires para vice; UNIVERSIDADE PRESENTE, com Irineu Manoel de Souza para reitor e Joana Célia dos Passos para vice; e UFSC SEMPRE, com Edson Roberto De Pieri para reitor e Marcela Boro Veiros para vice. As três chapas foram homologadas.

O Edital nº 003/COMELEUFSC/2022 , divulgado em 24 de fevereiro, definiu as datas 22 de março para o primeiro turno de votação e, se necessário, 26 de abril para o segundo turno. A Comeleufsc organizou, então, as listas de votantes, locais de votação e sessões eleitorais. Iniciou-se a mobilização para recrutar mesários, considerado pela comissão a etapa mais difícil do processo. Antes que a votação acontecesse, a Comeleufsc também organizou debates entre as chapas para que os candidatos pudessem expor suas propostas.

O primeiro turno aconteceu no dia 22 de março, com votação virtual por meio do sistema e-Democracia. A contagem preliminar de votos foi realizada no mesmo dia, assim que as urnas foram fechadas, e obteve o seguinte resultado: 44,62% dos votos para a chapa Universidade Presente, 26,68% para a chapa UFSC Viva, 25,51% para a chapa UFSC Sempre e 3,19% dos votos em brancos e nulos. A apuração foi homologada no dia 1 de abril.

As chapas Universidade Presente e UFSC Viva, vencedoras do primeiro turno, concorreram ao segundo turno no dia 26 de abril, com votação presencial com uso das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A apuração preliminar também foi realizada após o fechamento das urnas e, com 57,69% dos votos válidos, a chapa Universidade Presente foi considerada vencedora da consulta informal para Reitoria da UFSC, contra 42,31% dos votos para a chapa UFSC Viva. A apuração foi homologada no dia 28 de abril.

Mais detalhes sobre a consulta informal à comunidade acadêmica para Reitoria da UFSC e documentos de cada etapa do processo estão disponíveis no relatório final.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s