Comeleufsc divulga relatório final sobre consulta informal para Reitoria da UFSC

A Comissão Eleitoral Representativa das Entidades da Universidade Federal de Santa Catarina (Comeleufsc) divulga à comunidade acadêmica o relatório final sobre a consulta informal para Reitoria da UFSC. O documento tem como objetivo prestar contas sobre o cumprimento das tarefas delegadas à comissão — organizar, coordenar e fiscalizar o processo de consulta pública. O relatório pode ser acessado na página documentos deste site ou clicando aqui.

Relembre as etapas da consulta informal

O processo para a consulta informal iniciou em novembro de 2021, com a constituição da Comeleufsc, composta por representantes da Apufsc-Sindical, Sintufsc, DCE e APG. Em 17 fevereiro de 2022, foi divulgada a Resolução nº 001/COMELEUFSC/2022 que regeu o pleito, dispondo as normas gerais para sua realização.

Nos dias seguintes, entre 18 e 22 de fevereiro, aconteceram as inscrições das chapas: UFSC VIVA, com Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto para reitora e Rodrigo Otávio Moretti Pires para vice; UNIVERSIDADE PRESENTE, com Irineu Manoel de Souza para reitor e Joana Célia dos Passos para vice; e UFSC SEMPRE, com Edson Roberto De Pieri para reitor e Marcela Boro Veiros para vice. As três chapas foram homologadas.

O Edital nº 003/COMELEUFSC/2022 , divulgado em 24 de fevereiro, definiu as datas 22 de março para o primeiro turno de votação e, se necessário, 26 de abril para o segundo turno. A Comeleufsc organizou, então, as listas de votantes, locais de votação e sessões eleitorais. Iniciou-se a mobilização para recrutar mesários, considerado pela comissão a etapa mais difícil do processo. Antes que a votação acontecesse, a Comeleufsc também organizou debates entre as chapas para que os candidatos pudessem expor suas propostas.

O primeiro turno aconteceu no dia 22 de março, com votação virtual por meio do sistema e-Democracia. A contagem preliminar de votos foi realizada no mesmo dia, assim que as urnas foram fechadas, e obteve o seguinte resultado: 44,62% dos votos para a chapa Universidade Presente, 26,68% para a chapa UFSC Viva, 25,51% para a chapa UFSC Sempre e 3,19% dos votos em brancos e nulos. A apuração foi homologada no dia 1 de abril.

As chapas Universidade Presente e UFSC Viva, vencedoras do primeiro turno, concorreram ao segundo turno no dia 26 de abril, com votação presencial com uso das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A apuração preliminar também foi realizada após o fechamento das urnas e, com 57,69% dos votos válidos, a chapa Universidade Presente foi considerada vencedora da consulta informal para Reitoria da UFSC, contra 42,31% dos votos para a chapa UFSC Viva. A apuração foi homologada no dia 28 de abril.

Mais detalhes sobre a consulta informal à comunidade acadêmica para Reitoria da UFSC e documentos de cada etapa do processo estão disponíveis no relatório final.

Comeleufsc divulga relatório com resultado do segundo turno da consulta informal

A Comissão Eleitoral Representativa de Entidades da Universidade Federal de Santa Catarina (Comeleufsc) comunica a comunidade acadêmica a apuração do resultado da votação realizada em segundo turno da consulta pública informal para a Reitoria da UFSC.

O resultado da apuração, realizada a partir das 22h10 do 26 de abril, com transmissão ao vivo e registro no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=WeqOoAi-HZE, foi:

84 – UFSC Viva, composta por: Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto, reitora e Rodrigo Otávio Moretti Pires, vice: 42,31% (4.918) dos votos.

58 – UNIVERSIDADE PRESENTE, composta por: Irineu Manoel de Souza, reitor e Joana Célia dos Passos, vice: 57,69%  (7.438) dos votos.

Nulos e Brancos: 200 votos.

Os dados detalhados de apuração estão disponíveis no relatório.

Resultado preliminar do 2º turno: chapa Universidade Presente vence com 57,69% dos votos

A chapa Universidade Presente foi a vencedora da consulta informal à comunidade universitária para a escolha da nova Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O segundo turno, realizado nesta terça-feira, dia 26, foi disputado pelas chapas Universidade Presente, com Irineu Manoel de Souza para reitor e Joana Célia dos Passos para vice-reitora, e UFSC Viva, com Cátia Carvalho Pinto para reitora e Rodrigo Moretti para vice-reitor. A votação aconteceu de modo presencial, das 8h às 21h, com uso das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A apuração dos votos foi realizada na sala dos conselhos e transmitida ao público no canal de YouTube do Sintufsc e no hall da Reitoria. 

Cerca de 45,4 mil pessoas estavam aptas a votar e 12.356 depositaram seu voto. Confira o resultado:

  • 57,69% dos votos válidos (7438) na para a chapa Universidade Presente: Irineu Manoel de Souza e Joana Célia dos Passos – 58;
  • 42,31% dos votos válidos (4918) para a chapa UFSC Viva: Cátia Carvalho Pinto e Rodrigo Moretti – 84;
  • Brancos e nulos somaram 200 votos.

O resultado oficial, de acordo com a Resolução nº 001/Comeleufsc/2022, será divulgado após a Comissão Eleitoral aprovar a prestação de contas de cada chapa concorrente. As chapas tem o prazo de cinco dias úteis após as votações para encaminhar a prestação de contas à Comissão.

Transmissão da apuração dos votos no hall da Reitoria

Contagem dos votos

Os votos válidos na consulta informal à comunidade universitária são ponderados na proporção de 1/3 para os docentes, 1/3 para os técnicos administrativos e 1/3 para os estudantes. Isso significa que o índice de votação de cada chapa em cada segmento é obtido pela seguinte fórmula: número de votos válidos do segmento na chapa dividido pelo total de pessoas que votaram, vezes um terço. A chapa Universidade Prsente foi considerada vencedora visto que, somados os índices obtidos em cada segmento, alçou o maior índice geral.

Eleição do Conselho Universitário

A consulta informal precede a eleição da lista tríplice para reitor pelo Conselho Universitário (CUn), agendada para 2 de maio, conforme calendário aprovado pelo CUn. Os três candidatos mais votados pelo Conselho comporão uma lista a ser encaminhada para o Ministério da Educação, para que o presidente da República nomeie o novo reitor.

Nota da Comissão de Ética da Comeleufsc

A Comissão de Ética Eleitoral vem a público manifestar:

“Descobrir” e “esconder” foram os verbos escolhidos com perniciosidade para causar polêmica. Desvirtuar e malsinar a carta de renúncia de um dos membros de nossa comissão, através de postagem apócrifa, revela, somente, a irresponsabilidade de quem a disparou, numa evidente tentativa de conspurcar o exaustivo, difícil e abnegado trabalho desenvolvido pela Comissão Eleitoral da UFSC. Compete à Comissão de Ética analisar denúncias e transgressões às disposições das normais gerais do processo de consulta informal. Continuaremos o nosso trabalho sem permitir que pessoas, ou grupo de pessoas, na covardia do anonimato, consigam, com suas ações deletérias, desestabilizar o processo democrático de escolha do(a) próximo(a) reitor(a).

Manifestação assinada pela Comissão de Ética da Comeleufsc

Representante da Apufsc na Comissão de Ética renuncia

Confira carta assinada por Darlei Dall’Agnol

Diante de questionamentos públicos sobre a atuação da Comissão de Ética que acompanha o Processo Eleitoral para a escolha do próximo Reitor(a) da UFSC, venho esclarecer que a comissão analisou de forma diligente todas as denúncias encaminhadas, via COMELEUFSC, até o presente momento e tomou as medidas que julgou cabíveis baseadas no Regimento que normatiza a consulta informal. Todavia, tendo sido informado recentemente sobre denúncias que não teriam sido apuradas, contatei a COMELEUFSC para esclarecimentos e, estranhamente, recebi, somente no dia 24/04/22 (fato atestado pelos meus colegas de Comissão), a acusação encaminhada, há mais de 30 dias, à COMELEUFSC pela Chapa UFSC VIVA, de disparos em massa, via sistema Moodle, manifestando apoio à Chapa UFSC PRESENTE. Por conseguinte, dados os questionamentos e a atitude a ser publicamente esclarecida por parte da COMELEUFSC na condução deste caso, comunico a minha renúncia, em caráter irrevogável a partir desta data, ao posto tão nobremente a mim confiado pela APUFSC.

Carta assinada por Darlei Dall’Agnol

Eleições à Reitoria: saiba como acompanhar a apuração do segundo turno da consulta pública à comunidade acadêmica

A partir das 21h desta terça-feira, dia 26, começa a apuração dos votos do segundo turno da consulta pública informal à comunidade acadêmica, promovida pela Comissão Eleitoral Representativa das Entidades da Universidade Federal de Santa Catarina (Comeleufsc).

Quem estiver no campus da universidade em Florianópolis poderá acompanhar a apuração no hall da Reitoria, onde o Sintufsc fará a transmissão ao vivo.

Também foi disponibilizado um link para que seja possível acompanhar a apuração online a partir das 21h. Acesse https://youtu.be/WeqOoAi-HZE.

2º turno: votação presencial vai até as 21h de hoje

O segundo turno da consulta informal à comunidade universitária para a escolha dos novos reitor (a) e vice da UFSC começou nesta terça-feira, dia 26, às 8h. A votação, que vai até as 21h, está sendo realizada presencialmente em todas as unidades de ensino, nos campi, no Hospital Universitário e na Reitoria, com o uso das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Para votar, é preciso apresentar documento com foto.

Cerca de 44 mil estudantes, professores e técnicos administrativos estão aptos a votar – cada um em seu próprio centro de ensino. As listas dos votantes, com as respectivas seções, estão disponíveis em comeleufsc.org/listasvotantes20222oturno.

Confira os nomes dos candidatos, por ordem de inscrição, o número das chapas e os links com currículos e propostas:

A apuração dos votos ocorrerá a partir do fechamento das urnas, às 21h, na sala dos conselhos.

A Comissão Eleitoral Representativa das Entidades da Universidade Federal de Santa Catarina (Comeleufsc) conduz todo o processo de consulta à comunidade, realizada historicamente desde a década de 1980. A Comissão é formada por representantes do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc), do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Associação de Pós-Graduandos (APG).

Quem pode votar

Podem votar na consulta informal:

  • servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade, integrantes das respectivas carreiras e em efetivo exercício, que constem do seu cadastro de pessoal ativo até 30 dias anteriores ao primeiro turno;
  • estudantes que estiverem com matrículas ativas até 30 dias anteriores ao primeiro turno. Estudantes do Colégio de Aplicação podem votar se tiverem idade mínima de 16 anos até 30 dias anteriores ao primeiro turno.

lista de professores, estudantes e técnico-administrativos aptos a votar em cada unidade já está disponível. Caso seu nome não esteja na lista, e você atenda aos pré-requisitos acima, entre em contato pelo e-mail comeleufsc2022@gmail.com.

Contagem dos votos

Os votos válidos na consulta à comunidade universitária serão ponderados na proporção de 1/3 para os docentes, 1/3 para os técnicos administrativos e 1/3 para os estudantes. Isso significa que o índice de votação de cada chapa em cada segmento será obtido pela seguinte fórmula: número de votos válidos do segmento na chapa dividido pelo total de pessoas que votaram, vezes um terço. Será considerada vencedora a chapa que, somados os índices obtidos em cada segmento, alcançar o maior índice geral.

Eleição do Conselho Universitário

A consulta informal precede a eleição da lista tríplice para reitor pelo Conselho Universitário (CUn), agendada para 2 de maio, conforme calendário aprovado pelo CUn. Os três candidatos mais votados pelo Conselho comporão uma lista a ser encaminhada para o Ministério da Educação, para que o presidente da República nomeie o novo reitor.

Em debate realizado no dia 14 de abril na CBN Florianópolis, Irineu Manoel de Souza, da chapa Universidade Presente, e Cátia Carvalho Pinto, da chapa UFSC Viva, selaram um acordo para evitar que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não nomeie o mais votado

Mais informações sobre a consulta à comunidade podem ser conferidas na Resolução nº 001/Comeleufsc/2022.

Faltam mesários para o 2º turno: participe e colabore com o processo eleitoral

A Comissão Eleitoral Representativa das Entidades da Universidade Federal de Santa Catarina (Comeleufsc) convida pessoas da comunidade acadêmica a trabalhar como mesárias voluntárias no segundo turno de votação da consulta informal para Reitoria da UFSC.

O pleito acontecerá no dia 26 de abril, das 8h as 21h, nos campi da universidade, com uso das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os voluntários poderão escolher, entre as opções, os horários em que desejam trabalhar.

Na planilha disponibilizada neste link é possível conferir os horários vagos. Os campi de Blumenau e Araranguá são os mais desfalcados, mas há horários sem mesários em todos os centros. Depois de conferir o horário disponível, é preciso fazer o cadastro por meio de um formulário eletrônico, disponível em comeleufsc.org/inscricao-mesario., indicando a hora que quer trabalhar.

Os mesários e as mesárias precisam receber um treinamento remoto oferecido pelo TRE, que é pré-requisito para a participação. O passo a passo para fazer o treinamento está disponível neste link.

Ao se inscrever, os voluntários e as voluntárias contribuem na realização da consulta informal e prestam grande serviço à comunidade acadêmica.

Saiba como foi o debate presencial com candidatos à Reitoria da UFSC promovido pela Comeleufsc

A Comissão Eleitoral Representativa das Entidades da Universidade Federal de Santa Catarina (Comeleufsc) realizou nesta quarta-feira, dia 20, às 19h, debate com as duas chapas que disputam o segundo turno da consulta informal das eleições à Reitoria:  Universidade Presente, com Irineu Manoel de Souza para reitor e Joana Célia dos Passos para vice-reitora; e UFSC Viva, com Cátia Carvalho Pinto para reitora e Rodrigo Moretti para vice-reitor. 

O evento foi presencial, no auditório Henrique Fontes, que fica no CCE/UFSC, e reuniu cerca de 60 pessoas. Do lado de fora, um telão foi instalado no hall de entrada do bloco A do CCE, com transmissão ao vivo, para que a comunidade acadêmica pudesse acompanhar. O evento teve duas horas de duração.

Debate foi transmitido no varandão do CCE

Na abertura, Jorge Tessari, presidente da Comeleufsc, orientou sobre as manifestações da plateia e pediu um debate respeitoso, com manifestação de ideias e propostas.

O debate foi dividido em cinco blocos e contemplou a apresentação das chapas, oito perguntas das entidades que fazem parte da Comeleufsc, quatro perguntas da plateia, quatro perguntas das chapas entre si e considerações finais.

Participantes puderam fazer perguntas, que foram sorteadas

Assista ao vídeo e saiba como foi: https://youtu.be/qDS8_eJTHBw

Segundo turno

Esse é o segundo debate realizado pela Comeleufsc durante o período eleitoral atual. O primeiro ocorreu no dia 17 de março e foi organizado em conjunto com Centro Acadêmico XI de Fevereiro (Caxif). Veja como foi.

O segundo turno da consulta informal promovida pela Comeleufsc será realizado no dia 26 de abril, com votação presencial.

Segundo turno da consulta informal para a Reitoria da UFSC é na terça-feira, dia 26

A consulta informal à comunidade universitária para a escolha dos novos reitor (a) e vice tem seu segundo turno marcado para terça-feira, 26 de abril.  A votação será realizada presencialmente em todas as unidades de ensino, nos campi, no Hospital Universitário e na Reitoria, com o uso das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O horário de votação vai das 8h às 21h, ininterruptamente. 

Cerca de 44 mil estudantes, professores e técnicos administrativos estão aptos a votar – cada um em seu próprio centro de ensino. As listas dos votantes, com as respectivas seções, estão disponíveis em comeleufsc.org/listasvotantes20222oturno.

Confira os nomes dos candidatos, por ordem de inscrição, o número das chapas e os links com currículos e propostas:

A Comissão Eleitoral Representativa das Entidades da Universidade Federal de Santa Catarina (Comeleufsc) conduz todo o processo de consulta à comunidade, realizada historicamente desde a década de 1980. A Comissão é formada por representantes da Associação dos Professores da Universidade Federal de Santa Catarina (Apufsc), do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Associação de Pós-Graduandos (APG).

Quem pode votar

Podem votar na consulta informal:

  • servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade, integrantes das respectivas carreiras e em efetivo exercício, que constem do seu cadastro de pessoal ativo até 30 dias anteriores ao primeiro turno;
  • estudantes que estiverem com matrículas ativas até 30 dias anteriores ao primeiro turno. Estudantes do Colégio de Aplicação podem votar se tiverem idade mínima de 16 anos até 30 dias anteriores ao primeiro turno.

lista de professores, estudantes e técnico-administrativos aptos a votar em cada unidade já está disponível. Caso seu nome não esteja na lista, e você atenda aos pré-requisitos acima, entre em contato pelo e-mail comeleufsc2022@gmail.com.

Contagem dos votos

Os votos válidos na consulta à comunidade universitária serão ponderados na proporção de 1/3 para os docentes, 1/3 para os técnicos administrativos e 1/3 para os estudantes. Isso significa que o índice de votação de cada chapa em cada segmento será obtido pela seguinte fórmula: número de votos válidos do segmento na chapa dividido pelo total de pessoas que votaram, vezes um terço. Será considerada vencedora a chapa que, somados os índices obtidos em cada segmento, alcançar o maior índice geral.

Eleição do Conselho Universitário

A consulta informal precede a eleição da lista tríplice para reitor pelo Conselho Universitário (CUn), agendada para 2 de maio, conforme calendário aprovado pelo CUn. Os três candidatos mais votados pelo Conselho comporão uma lista a ser encaminhada para o Ministério da Educação, para que o presidente da República nomeie o novo reitor.

Em debate realizado no dia 14 de abril na CBN Florianópolis, Irineu Manoel de Souza, da chapa Universidade Presente, e Cátia Carvalho Pinto, da chapa UFSC Viva, selaram um acordo para evitar que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não nomeie o mais votado. 

Mais informações sobre a consulta à comunidade podem ser conferidas na Resolução nº 001/Comeleufsc/2022 e no site da Comeleufsc.